Em 1.945, no bairro do Portão, surgia a escola mista do sítio Ângelo Poloni, dirigida na época pela inspetora auxiliar do grupo escolar José Alvim, de Atibaia.
A partir de 1954, a pequena escola passou a denominar-se, Escola Mista do Bairro do Portão, que funcionava em casas de família ou casebres cedidos pela comunidade. Em 1.967, a Prefeitura de Atibaia construiu o primeiro prédio escolar, utilizado até hoje.
As escolas isoladas foram transformadas em 1.971, em escolas agrupadas com 05 classes, constituindo grande progresso para o bairro; o ano de 1.977 foi marcado com o maior evento que foi a criação da E.E.P.G. do bairro do Portão, oferecendo à comunidade a escolarização completa em nível de 1o. grau.
O chamado prédio novo foi construído em 1.978 e, no mesmo ano, a escola recebeu o nome de E.E.P.G. "Profa Zllah Barreto Pacitti".
Em 1.993, contávamos com 900 alunos, de 1o e 2o graus. O 2o grau foi implantado em 1.988, e a escola passou a denominar-se E.E.P.S.G. "Profa. Zilah Barreto Pacitti", funcionando nos períodos manha, tarde e noturno.
O corpo docente é constituído por professores de Atibaia, Bragança Paulista e do próprio bairro.